Cursos profissionais

1. Destinatários

• idade igual ou superior a 15 anos;

• habilitações de acesso correspondentes ao 3.º ciclo (9.º ano) ou superiores mas inferiores ao nível secundário (12.º ano).

2. Funcionamento

• legislação: Portaria N.º74-A/2013 de 15 de fevereiro

• formaçao virada para o mundo do trabalho, incluindo estágio profissionalizante

• duração: 3 anos letivos / 3100 horas;

• programas das diversas disciplinas organizados por módulos de formação;

• avaliação quantitativa (escala de 0 a 20), no final de cada módulo de formação.

3. Certificação e prosseguimento de estudos

• certificação escolar de nível secundário (12.º ano) com classificação final;

• certificação de qualificação profissional de nível 4;

• acesso ao ensino superior.

Técnico de design gráfico

Portaria n.º 1289 de 2006 (plano curricular)

Perfil de desempenho à saída do curso

Panfleto divulgação do curso (pdf)

ANO 1 (10.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês, Área de Integração, Educação Física, TIC, História da Cultura e das Artes, Matemática, Desenho e Comunicação Visual, Design Gráfico - T2, Oficina Gráfica - T1.

Critérios de Avaliação

Português, Inglês, Francês, Área de Integração, Educação Física, TIC, História da Cultura e das Artes, Matemática, Desenho e Comunicação Visual, Design Gráfico, Oficina Gráfica.

ANO 2 (11.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês N2, Francês N5, Área de Integração, Educação Física, TIC, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Matemática, Desenho e Comunicação Visual, Design Gráfico T1 / T2, Oficina Gráfica T1T2.

Critérios de Avaliação

Português, Inglês, Francês N2, Francês N5, Área de Integração, Educação Física, TIC, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Matemática , Desenho e Comunicação Visual, Design Gráfico, Oficina Gráfica.

ANO 3 (12.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês cont., Francês inic., Área de Integração, Educação Física, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Design Gráfico T1 / T2, Oficina Gráfica T1 / T2.

Critérios de Avaliação

Português, Inglês, Francês N3, Área de Integração, Educação Física, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes,  Design Gráfico, Oficina Gráfica.

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Professor coordenador: Manuel Almeida

Panfleto divulgação do curso (pdf

ANO 1 (10.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês N1, Área de Integração, Educação Física, MatemáticaFísica e Química, Programação e Sistemas de Informação, Redes de Comunicação, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos, TIC.

Critérios de Avaliação

Português, Inglês, Francês N1, Área de Integração, Educação Física, Matemática, Física e Química, TIC.

Disciplinas técnicas (Programação e Sistemas de Informação, Redes de Comunicação, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos).

ANO 2 (11.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês N1, Área de Integração, Educação Física, MatemáticaFísica e QuímicaProgramação e Sistemas de InformaçãoRedes de Comunicação, Arquitetura de Computadores, TIC.

Critérios de Avaliação

Português, Inglês, Francês N1, Área de Integração, Educação Física, MatemáticaFísica e Química, TIC.

Disciplinas técnicas (Programação e Sistemas de Informação, Redes de Comunicação, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos).

ANO 3 (12.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês N1, Área de Integração, Educação Física, MatemáticaFísica e Química, Programação e Sistemas de Informação, Redes de Comunicação, Arquitetura de Computadores.

Critérios de Avaliação

Português, Inglês, Francês N1, Área de Integração, Educação Física, MatemáticaFísica e Química.

Técnico de Auxiliar de Saúde

Portaria n.º 1289 de 2006 (plano curricular)

Perfil de desempenho à saída do curso

Panfleto divulgação do curso (pdf)

ANO 3 (12.ºano)

Gestão de Conteúdos

Português, Inglês, Francês, Área de Integração, Educação Física, Matemática, FQ.

Português, Inglês, Francês, Área de Integração, Educação Física,

Links de interesse:

Cursos profissionais (ANQEP - Agência Nacional para a qualificação e o Ensino Profissional)

Perfil de desempenho / Portarias regulamentadoras (ANQEP - Agência Nacional para a qualificação e o Ensino Profissional)